#brainblog

           Tecnologia e produtividade nos negócios

Data: 18 fevereiro 2021 | Categoria: Digital
imagem com pessoas segurando tablet que representa uma solução de tecnologia e produtividade
           

É indiscutível que tecnologia e produtividade estão cada vez mais relacionadas, e isso fica ainda mais claro quando pensamos em um mundo pós-COVID. Afinal, a pandemia trouxe uma série de disrupções e acelerou transformações que já estavam em curso antes desse período, e a tendência é que as inovações continuem.

Isso porque o período de pandemia mostrou que é possível, sim, usar a tecnologia a favor da produtividade mesmo em um contexto difícil. Dessa forma, os negócios que desejam crescer em um ambiente desafiador e dinâmico precisam entender o potencial da tecnologia para as suas atividades e, principalmente, fazer uso de todos os recursos que os avanços digitais proporcionam para as empresas, independentemente do seu tamanho.

Para que você perceba os potenciais para a sua empresa, vamos explicar mais sobre tecnologia e produtividade nos negócios. Veja por que os dois conceitos andam juntos e, principalmente, como eles vão ajudar a sua empresa a aproveitar a retomada econômica pós-pandemia.

 

Tecnologia e produtividade andam juntas

O aumento da produtividade é uma busca incessante para qualquer empresa, desde uma startup até uma multinacional. Mas como fazer isso de forma escalável e sustentável? Além disso, como aumentar a produtividade da empresa em um contexto tão incerto como o atual, com impactos não apenas da pandemia, mas também da transformação digital?

Uma das respostas para essas perguntas é o uso da tecnologia. Afinal, com recursos tecnológicos uma empresa pode obter uma série de benefícios, como:

  • Ganho de tempo, pois atividades manuais ou operacionais podem ser executadas por softwares e outros recursos digitais com mais velocidade;
  • Aumento de eficiência, afinal sistemas digitais podem administrar uma série de dados, sem erros e em maior velocidade em comparação aos humanos;
  • Redução de custos, já que as ferramentas digitais estão se popularizando cada vez mais, o que diminui o seu custo de contratação e manutenção;
  • Mais liberdade para os colaboradores, que podem direcionar os seus esforços para atividades mais estratégicas e que usem, por exemplo, a criatividade;
  • Diferencial competitivo, pois quem está por dentro das novidades do setor tecnológico sai na frente da concorrência.

Dessa maneira, quem usa a tecnologia a seu favor aumenta a produtividade da empresa. Isso é ainda mais importante no momento atual, após uma pandemia que trouxe desafios e que, agora, proporciona oportunidades para os negócios.

Tecnologia e retomada

Assim como a tecnologia auxiliou a humanidade a atravessar os momentos mais graves da pandemia, ela também será uma grande ajuda na retomada econômica. Alguns dados indicam como os recursos digitais estão fazendo a diferença e indicam como eles continuarão importantes no pós-pandemia.

Dados da Infobase Interativa mostram que 13% dos brasileiros fizeram compras pela internet pela primeira vez na pandemia. 24% dos brasileiros estão fazendo mais compras online. E 52% passaram a consumir mais conteúdos por meio da internet.

Outra pesquisa, da da LogicMonitor, mostra que 87% dos tomadores de decisão mundiais de TI pensam que a pandemia fará as empresas acelerarem a migração para a nuvem. 74% entendem que 95% de todas as cargas de trabalho estarão na nuvem em 5 anos. 

Também não podemos falar de pandemia sem citar o home office, que ainda não estava consolidado no pré-pandemia, mas ganhou força e tende a continuar nos próximos anos. Mesmo que em formato híbrido entre trabalhar de casa e presencialmente no escritório, o fato é que o home office mostrou como é possível manter e até aumentar a produtividade dos colaboradores, ao mesmo tempo em que reduz uma série de custos para as empresas.

Aliadas tecnológicas da retomada econômica

Muitos recursos são grandes aliados tecnológicos para as empresas, principalmente neste momento em que todos os negócios precisam aproveitar e acelerar a retomada econômica.

Uma grande aliada será a tecnologia 5G, que promete uma revolução de conectividade que vai transformar as nossas experiências online.

Outro recurso é o cloud computing, que já permite a muitos negócios acessar de forma remota sistemas, ferramentas e arquivos, o que por sua vez traz mais facilidade e agilidade.

Também não podemos esquecer do Pix, uma revolução nos meios de pagamento. Cada vez mais popular, o Pix veio para ficar e os negócios que aproveitarem essa chance podem aumentar ainda mais os lucros.

Para saber mais sobre tecnologia e produtividade, veja o nosso artigo sobre home office e times ágeis, e não deixe de acompanhar o Brain no Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter!

Compartilhe
   
REDAÇÃO BRAIN

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x