#brainblog

           Tecnologia no campo: vantagens e tendências para inovar no agronegócio

Data: 27 janeiro 2022 | Categoria: Inovação
Foto de um homem em uma lavoura usando um tablet, com elementos em volta que remetem à tecnologia no campo.
           

Com o passar dos anos, a tecnologia do campo vem modernizando o setor cada vez mais com o incremento de novas tecnologias e inovações de grande importância para o desenvolvimento do agronegócio.

Com a expansão do mercado de tecnologia no campo, novas vantagens e tendências surgem rapidamente. Assim, a inovação no campo se torna crucial para o agronegócio se tornar mais eficiente. 

Portanto, saber como inovar por meio da tecnologia é vital e traz uma série de benefícios. Entenda quais as vantagens e as principais tendências tecnológicas aplicadas no agronegócio.

3 vantagens e importância da tecnologia no campo

Diversas são as vantagens da implementação de tecnologias no agronegócio, um mercado competitivo que traz uma série de desafios. Entre eles, está a alta concorrência, variações de clima e necessidade de atender a uma demanda crescente por produtos do campo.

A seguir, conheça alguns dos principais benefícios da tecnologia no campo:

1. Aumento de produção

A utilização de tecnologias no agronegócio proporcionou um aumento considerável na produção agrícola.

Segundo dados de 2017 do Censo Agropecuário divulgados pelo IBGE em 2019, o crescimento do uso de tecnologia no campo viabilizou um aumento da safra de grãos sem que necessariamente o espaço de cultivo acompanhasse tal crescimento, ou seja, a modernização permite produzir mais em áreas menores.

No caso da soja, por exemplo, o volume de produção mais que dobrou. Dessa forma, cresceu 123% entre 2006 e 2017, enquanto sua área de colheita aumentou 72%, indica o levantamento.

2. Melhor planejamento

Com as ferramentas tecnológicas certas e uma boa análise de dados, o setor agrícola ganha a capacidade de melhorar a previsão em relação às safras futuras ou ao clima.

Assim, a IoT (internet das coisas) e as tecnologias satelitais vêm revolucionando o agronegócio. Isto porque proporcionam uma capacidade de antecipação e melhor visão do procedimento que as empresas do setor agrícola devem realizar nos seus próximos períodos de safra. 

3. Redução de desperdício

Com a interconexão de sistemas e máquinas é possível mapear e delimitar com grande exatidão as áreas que foram e serão trabalhadas. Assim, apenas o material estritamente necessário será utilizado, o que na prática se converte em uma drástica redução de desperdício com a adição de novas tecnologias no campo.

Tendências tecnológicas no agronegócio

As tendências tecnológicas no campo têm potencial para trazer ainda mais benefícios relacionados a aumento da eficiência na produção, maior controle e acompanhamento da atividade agrícola e redução de desperdícios. Portanto, saiba quais tecnologias continuarão a transformação digital também na agricultura a seguir.

IoT (internet das coisas)

IoT conecta diferentes aparelhos com a internet e entre eles próprios, o que proporciona uma experiência de alta conectividade. Assim, possibilidades da IoT são infinitas para diversos setores e, entre eles, o setor agrícola.

Em 2018, o mundo já tinha mais de 15 bilhões de dispositivos conectados e o número tem potencial para subir para 35 bilhões até 2025. Ao mesmo tempo, o potencial impacto econômico da IoT pode equivaler a até 11% da economia mundial até 2025, na ordem de US$ 11,1 trilhões.

Na agricultura, a alta conectividade possibilita a extração de informações e dados a partir de aparelhos conectados à internet que estão inseridos diretamente no processo produtivo, como, por exemplo, sensores acoplados em máquinas ou nas lavouras e assim são capazes de fornecer dados precisos e informações em tempo real.

5G

O 5G soma-se à internet das coisas como uma tendência de grande importância que, juntas, modificarão radicalmente nossa forma de se conectar, obter e produzir informações e dados. 

Dessa forma, com a implementação da tecnologia, a capacidade de circulação de informações e produção de dados será 100 vezes maior que a atual.

No campo, com a capacidade estrutural necessária, a área de conexão poderá aumentar e alcançar mais regiões rurais que, hoje, não têm conexão de alta velocidade. Essa tecnologia no campo significa a possibilidade de plena integração da produção agrícola com tecnologias de ponta.

Abaixo, entenda o que pode mudar com a chegada do 5G:

Assim, será possível que produtores possam realizar uma série de atividades, como por exemplo: 

  • Uso de drones para controle de safra e prevenção contra pragas;
  • Conexão de máquinas por meio da Internet das Coisas;
  • Estimativas de safra;
  • Monitoramento de culturas e animais;
  • Automatização de colheita e de pulverização de produtos.

Cloud e Edge Computing

A tecnologia Cloud é um recurso que permite usar sistemas, redes, aplicativos e diversas ferramentas de forma remota, com conexão à internet a partir de qualquer lugar. Dessa forma, faz com que seja possível usar recursos de forma simultânea e controlar dispositivos à distância.

Já a Edge Computing, também chamada de computação de borda, faz com que dados captados por dispositivos sejam processados em tempo real, com extrema velocidade, o que faz com que comandos sejam mais rápidos e mais dados possam ser captados e usados de forma estratégica.

Tudo isso tem potencial para aumentar ainda mais o acompanhamento, controle e produção no setor agrícola, com o uso de sistemas que captam informações em tempo real por meio de dispositivos e as transmitem para centrais de acompanhamento que, à distância, controlam esses dispositivos, ao mesmo tempo em que recebem dados.

Outra tendência no campo que já é uma realidade e que vem se consolidando no agronegócio são as Agrotechs, que vieram com uma proposta de inovar e fazer diferente, levando inovações tecnológicas para o agricultor. Entenda o que são essas empresas e como elas têm promovido transformações no campo!

Compartilhe
   
REDAÇÃO BRAIN

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x