#brainblog

           Conheça 5 tendências tecnológicas para ficar de olho em 2022

Data: 23 dezembro 2021 | Categoria: Digital
Figura de conexões formando um rosto humano, representando as tendências tecnológicas.
           

Após mais um ano repleto de mudanças e transformações digitais (que, por sua vez, foram altamente impactadas pela pandemia), chegou a hora de olhar para o próximo ano e conhecer as principais tendências tecnológicas que 2022 nos reserva.

Muitas delas já são uma realidade, porém o próximo ano tende a impulsionar essas transformações, fazendo-as chegar nos mais diferentes ambientes. Isso deve ser acompanhado de perto para que a sua empresa não seja pega de surpresa.

Essas transformações prometem moldar o futuro das pessoas daqui para frente e quem não estiver por dentro dos conceitos pode perder oportunidades únicas no mercado. Por isso, é fundamental entender como o atual contexto impactou o desenvolvimento de soluções digitais e, principalmente, o que virá por aí a partir do próximo ano.

Transformação digital acelerada e tendências tecnológicas

O desenvolvimento tecnológico tem sido acelerado no século XXI. No entanto, a pandemia impôs a necessidade de implantar uma série de recursos digitais em um curto espaço de tempo. Entre as lições desse período, estão a necessidade de adaptação rápida, a maior preocupação com clientes e o uso da análise de dados como grande aliada nas decisões.

Assim, um exemplo da aceleração de inovações e mudanças que ocorreram esse ano, e que são reflexo do período de isolamento, é a mudança no consumo, que chegou para ficar. Afinal, 13% dos brasileiros compraram pela internet pela primeira vez no período, 24% aumentaram o volume de compras online e 52% consomem mais conteúdos na internet, segundo dados compilados pela Infobase Interativa.

Para acompanhar essas transformações, é essencial contar com tecnologias que permitam para empresas aprimorar suas atividades, atender ao público consumidor e, principalmente, ser cada vez mais inovadoras e criativas.

5 tendências tecnológicas para 2022

A seguir, saiba quais são as tendências tecnológicas para 2022. Uma parte delas está em relatório recente da Gartner, que traz outras 12 tendências estratégicas no campo tecnológico para o próximo ano. 

1. Inteligência artificial

A Inteligência Artificial (IA) continua como uma importante tendência que tem promovido transformações na realidade de empresas. Ela permite o desenvolvimento de sistemas e máquinas que possam, com cada vez mais assertividade, simular o pensamento humano, o que contribui para aspectos diversos, da análise de dados à acessibilidade.

Nesse campo, a Gartner cita a IA generativa. Isto, porque usa o Machine Learning para aprender dados e gerar novas criações e inovações similares à original, mas sem repeti-la. Isso tem potencial para a criação de novos conteúdos em vídeo e acelerar projetos de pesquisa e desenvolvimento, de acordo com a empresa.

2. Hiperautomação

A hiperautomação está relacionada ao crescimento acelerado e melhoria contínua de processos, automatizando-os de forma muito mais rápida do que antes. Isso traz mais possibilidades em relação a modelos de negócios disruptivos, operações remotas e escalabilidade, diz a Gartner.

3. Chatbots

Vem de longe a importância dos chatbots para empresas nos mais diferentes campos e, com o crescimento do consumo no meio digital e na interação maior entre as pessoas nesses ambientes, será ainda mais importante começar ou reforçar o uso de bots. Afinal, eles trazem mais eficiência e agilidade na resolução de problemas.

4. Total experience

Segundo a Gartner, o Total Experience é uma estratégia de negócios que integra a experiência do usuário, do cliente, experiência do colaborador e múltiplas experiências em diversos pontos de contato de uma empresa. Assim, é possível ter uma visão ampla sobre as experiências que uma empresa oferece e atuar para melhorá-las, principalmente por meio da tecnologia.

5. 5G

A tecnologia 5G já começou a chegar em algumas cidades brasileiras e esse processo vai se intensificar a partir de 2022. Estima-se que o recurso pode aumentar a produtividade em 1% ao ano até 2035, de acordo com estudo da Nokia e da consultoria Omdia.

O 5G promete trazer contribuições importantes também para a educação, o meio ambiente e a saúde ao estimular a criação de soluções disruptivas e, principalmente, ao tornar mais possível a Internet das Coisas (IoT).

Outra tendência para 2022 é a agenda ESG, que abrange governança ambiental, social e corporativa. Alinhado a esse conceito, o Brain lançou o Desafio ESG Open Corp, que auxiliará empresas a mostrarem seu compromisso com essa agenda. Saiba mais!

Compartilhe
   
REDAÇÃO BRAIN

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x