#brainblog

           Transformação Ágil: saiba como adotar na sua empresa!

Data: 09 junho 2022 | Categoria: EstratégiaInovaçãoMetodologias
           

A princípio, Transformação ágil tem sido cada vez mais um diferencial estratégico para empresas. Da mesma forma, startups, que atuam com modelos disruptivos de negócios e precisam atuar de forma rápida e eficiente.

Acima de tudo, promover essa transformação contribui de maneira significativa para isso. Contudo, nem todas as empresas entendem a importância do conceito e, também, como implementá-lo, principalmente no caso de empresas de modelos de negócio tradicionais.

Por exemplo, nesse artigo você irá entender o que é a transformação ágil, a sua importância nas empresas e os motivos para adotar o conceito em um negócio.

O que é transformação ágil?

Antecipadamente, a transformação ágil é um conceito que visa promover mudanças em processos, práticas e interações entre áreas de uma empresa por meio das metodologias ágeis, de forma a maximizar resultados por meio do aumento de eficiência e produtividade.

Nesse sentido é preciso voltar ao Manifesto Ágil, criado no começo do século 20 com o objetivo de facilitar a execução de tarefas e simplificar processos e a comunicação em uma empresa por meio de 4 fundamentos-chave:

  • Priorizar indivíduos e interações, em vez de processos e ferramentas;
  • Valorizar sistemas de software funcionando, no lugar de documentação abrangente;
  • Estimular a colaboração com consumidores, em vez de negociações de contratos;
  • Atuar para responder às transformações e mudanças, em vez de seguir um plano.

Todavia, tudo isso permite priorizar a satisfação de clientes, alterar fases de processos, realizar entregas frequentes em pouco tempo, manter a colaboração entre as pessoas e estimular a comunicação.

Do mesmo modo, as metodologias ágeis, por sua vez, são ferramentas que auxiliam empresas a colocar em prática esses conceitos com o objetivo de facilitar a realização de projetos, gestão de pessoas e execução de atividades.

Portanto, a transformação ágil é a mudança de pensamento e a adoção ativa de processos ágeis no lugar de processos tradicionais.

Por que a transformação ágil é importante?

A transformação ágil auxilia empresas a:

  • Encurtar processos e atividades diversas;
  • Estimular o desenvolvimento e melhoria contínua de processos;
  • Melhorar e aumentar a colaboração e alinhamento entre equipes, gestores e pares;
  • Aumentar a produtividade e a eficiência;
  • Agregar valor a produtos e serviços;
  • Atender às demandas do público de maneira personalizada, colocando o cliente no centro do negócio;
  • Desenvolver novas soluções ou mesmo novos modelos de negócio com mais velocidade;
  • Reduzir custos;
  • Ganhar mais adaptabilidade, ainda mais em cenários voláteis de constantes transformações;
  • Estimular a inovação e a criatividade na empresa.

Contudo, a transformação ágil pode fazer a diferença nos resultados, mas nem toda empresa sabe como começar a implementar essa mudança. Entender isso faz com que as transformações sejam adotadas de forma rápida e, também, duradoura, integrando a transformação ágil à cultura da empresa.

Passos para implementar a transformação ágil:

1) Avalie pontos positivos e negativos do negócio:

Fazer uma avaliação séria sobre os pontos positivos e aspectos que podem ser melhorados no negócio é um dos passos para começar a implementação da transformação ágil. Essa análise permite encontrar os aspectos que devem ser priorizados na transformação, por exemplo.

Essa avaliação pode ser feita por meio da análise SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunities, Threats), que visa detectar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças ao negócio. Isso permite definir planos de ação e os próximos passos para a adoção da transformação ágil.

2) Estimule a colaboração e mudança de mindset:

A troca de conhecimento entre times é essencial para que o mindset ágil comece a fazer parte da empresa. Por isso, sempre incentive a participação de todos, seja por meio de brainstormings, questionários ou mesmo reuniões dedicadas à busca por soluções e estratégias para a implementação da transformação ágil.

Lembre-se que a interação e colaboração entre pessoas é um dos fundamentos do Manifesto Ágil, por isso é fundamental criar um ambiente na empresa que estimule a criação e troca de ideias. Isso faz com que todos possam adotar um pensamento mais colaborativo na empresa.

3) Aprimore processos:

A melhoria contínua deve fazer parte da cultura de uma empresa que se preocupa com a transformação ágil, afinal é preciso se adaptar a diferentes contextos e mudanças do mercado. 

Essa adaptação só é possível com a preocupação constante na melhoria de processos, em busca de mais eficiência.

4) Faça testes e experimentações:

Fazer testes e experimentar novos caminhos também é importante para empresas que desejam viver a transformação ágil em seu dia a dia. Esses testes permitem encontrar novas soluções e, também, a adaptação rápida diante de mudanças de mercado.

Outra vantagem é ter a possibilidade de criar soluções flexíveis e personalizadas ao público, de maneira a atender suas necessidades com mais eficiência. Um recurso para a experimentação e testes é a criação do MVP, ou um produto mínimo viável, que é um protótipo de solução que visa validar a viabilidade de um determinado produto ou serviço com o mínimo de recursos empregados.

5) Conte com cursos e consultorias:

Aprender de maneira constante sobre metodologias ágeis, técnicas e como realizar transformações na empresa é essencial para absorver os conceitos ágeis e pensar em maneiras de aplicá-los em um negócio.

Por último, o Brain pode ajudar a sua empresa a adotar a transformação ágil e, com isso, atingir mais velocidade e eficiência na criação de soluções. Conheça a consultoria do Brain e torne a sua empresa mais ágil!

Compartilhe
   
REDAÇÃO BRAIN

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x