#brainblog

           Integração tecnológica: o papel da transformação digital na mobilidade

Data: 16 julho 2021 | Categoria: Digital
imagem com tela tecnológica e um smartphone que representam uma solução de transformação digital na mobilidade
           

Assim como acontece em diversos setores, como o da saúde, os avanços tecnológicos e digitais estão revolucionando produtos e serviços, ao mesmo tempo em que aumenta as possibilidades para empresas e também para a sociedade como um todo. É neste contexto em que podemos ver o papel da transformação digital na mobilidade, uma área que tem passado por profundas mudanças nas últimas décadas.

A implantação e ampliação de recursos que potencializam a transformação digital na mobilidade será ainda mais intensa ao longo dos anos e, em especial, após a pandemia. O isolamento social criou novas necessidades e possibilidades para o setor, que pode aproveitar a popularização de tecnologias avançadas para inovar, como acontece com o 5G.

Leia também: Tecnologia 5G: O que vai mudar na sua vida até 2030?

Saiba mais sobre as inovações promovidas pela transformação digital na mobilidade e entenda como a indústria 4.0 pode acelerar mudanças no setor.

Novos caminhos para a mobilidade

O setor de mobilidade já estava em transformação no começo do século XXI, com o advento dos aplicativos de transporte e soluções tecnológicas em veículos (GPS, Bluetooth, conexão à internet etc.). Porém, o desenvolvimento de carros autônomos e veículos elétricos foi uma das grandes transformações que vieram para ficar.

Dessa forma, os veículos autônomos estão relacionados a uma série de outros avanços que aumentam as possibilidades de uso dessa tecnologia. Um deles é a Internet das Coisas, que traz conectividade para uma série de objetos do dia a dia. Isso já acontece com a integração do GPS do carro com o seu smartphone, por exemplo.

Mas imagine conectar veículos autônomos a uma rede de internet que esteja integrada com o sistema viário de uma cidade? Além disso, esses carros podem ser elétricos, e a combinação de conectividade com energia limpa torna essa opção de mobilidade totalmente sustentável. Afinal, não há queima de combustível, ao contrário dos veículos convencionais.

Mobilidade Sustentável

A combinação entre meios de transporte não-poluentes e tecnologia traz um grande impulso para o conceito de mobilidade sustentável. Essa ideia busca uma mudança em relação à forma com que nos locomovemos para utilizar uma maneira ecologicamente correta.

Isso acontece com recursos que promovem mais eficiência, menos consumo de energia, menor emissão de poluentes e mais qualidade de vida para as pessoas.

Não é difícil imaginar um futuro em que poderemos utilizar aplicativos de transporte para embarcar em carros elétricos que, de forma autônoma, escolhem o trajeto mais rápido para nos levar ao destino final. Tudo isso reduz o tempo de locomoção, o gasto de energia e a emissão de poluentes. Ou seja: a mobilidade, além de mais sustentável, se tornará mais eficiente com a chegada e evolução de novas tecnologias.

Já existe interesse em um futuro assim: de acordo com o relatório Street Smart, do Instituto de Pesquisas Capgemini, 58% das pessoas pesquisadas acreditam que a tecnologia pode tornar a cidade mais sustentável. Para 57%, ela tem potencial para melhorar serviços urbanos.

Para atender a essa demanda, é fundamental aproveitar as possibilidades da tecnologia, e um dos caminhos para isso é aplicar soluções de indústria 4.0 na mobilidade.

Relação entre mobilidade e indústria 4.0

A indústria 4.0 já está presente na mobilidade industrial e visa aumentar a capacidade de gerenciamento de informações e aprimoramento de atividades na indústria. Porém, esse conceito também pode ser levado para a área de mobilidade, afinal a indústria 4.0 possui frentes de trabalho que podem ser aplicadas no setor, como a Internet das Coisas, Cloud Computing e Big Data e Data Analytics.

Recursos como esse potencializam as possibilidades da mobilidade, pois transformam soluções relacionadas a deslocamento. É o caso do Next Move Car, um novo serviço de inteligência automotiva criado para a Algar Telecom resultado de uma parceria do Brain com a empresa Drive On.

Assim, o produto transforma carros comuns, como leves, pesados e de duas rodas, em veículos smart. A solução permite uso via assinatura mensal ou pelo próprio dispositivo de quem contrata a ferramenta, que dá voz ao veículo e conecta o carro 24 horas por dia. Entre as funções disponíveis, estão:

  • Geolocalização em tempo real;
  • Controle de velocidade e alertas de excesso;
  • Status de peças e saúde do automóvel;
  • Dados de consumo, custo, trajetórias de viagens e outros para aumentar a eficiência do veículo

A transformação digital na mobilidade

A transformação digital continua acontecendo e foi acelerada pela pandemia. Entre as lições desse período, está o fato de que recursos tecnológicos fazem muita diferença. Como vimos, muitos deles são essenciais para o funcionamento de inovações como carros autônomos.

Ao mesmo tempo, áreas como inteligência artificial e cibersegurança também têm relação com o setor de mobilidade. Será preciso desenvolver uma inteligência artificial que permita o aprimoramento de veículos, de forma que eles “aprendam” a tomar decisões que aumentem sua eficiência em deslocamentos e melhorem a segurança das pessoas, por exemplo.

Contudo, em relação à cibersegurança, os sistemas de veículos autônomos precisam ser seguros, para evitar ações de criminosos que podem oferecer riscos materiais e mesmo de vida para as pessoas. Logo, soluções como o blockchain e outras de segurança digital deverão ser algumas das tecnologias utilizadas no setor de mobilidade.

Fique por dentro de todas as novidades relacionadas à transformação digital e ao mercado de inovação. Acompanhe o Brain no Instagram, Facebook e LinkedIn!

Compartilhe
   
REDAÇÃO BRAIN

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x