A maneira de consumir muda constantemente se adaptando à realidade e a necessidade da sociedade. Assim, após passar por um ciclo totalmente focado no digital, a nova era do Varejo 5.0 traz a necessidade de conexão e humanização na hora da compra, retomando velhos hábitos, como veremos ao longo deste artigo.
Dessa forma, é preciso que as empresas voltem a se preocupar em não apenas finalizar mais uma venda, mas também levar uma experiência agradável ao seu cliente.
Essa é uma das principais premissas da nova fase do varejo e as organizações não podem ficar de fora dessa nova realidade. Continue acompanhando o artigo e saiba mais sobre o conceito. Aproveite o conteúdo e tenha uma boa leitura!
O Varejo 5.0 é a mais nova fase no mundo das vendas. Cada geração anterior trouxe mudanças significativas, mas a 5.0 é marcada pela integração profunda de tecnologia, personalização avançada e a criação de experiências omnichannel.
Essa estratégia visa interligar os canais de comunicação digital junto a uma relação online e offline mais próxima entre a marca e o consumidor. Mais uma vez, focando na experiência do cliente.
Em outras palavras, o Varejo 5.0 é a resposta do setor às crescentes expectativas dos clientes, que desejam uma interação mais rica, conveniente e personalizada com as marcas que consomem. Na prática, esse novo tipo de vender tem como base três elementos-chave. Confira quais são:
Para entender melhor o conceito de Varejo 5.0, nada melhor do que citar a gigante Amazon.
A empresa é líder de vendas no e-commerce e também uma das pioneiras no comércio desse gênero. Mas sempre antenada nas tendências, a companhia não deixa de se atualizar.
A Amazon combina análise de dados avançada, personalização e uma variedade de canais de vendas para criar uma experiência de compra assertiva. Ela usa algoritmos de recomendação para sugerir produtos com base no histórico de compras dos clientes, melhorando a satisfação e aumentando as vendas.
Outro caso interessante é o da Sephora, uma varejista de cosméticos que implementou a realidade aumentada em seu aplicativo móvel. Os clientes podem experimentar produtos virtualmente, testando diferentes tons de maquiagem antes de fazer uma compra. Essa abordagem inovadora não apenas aumentou as vendas, mas também proporcionou aos clientes uma experiência única.
São dois exemplos que deixam muito claro a importância de não deixar de lado a tecnologia, que proporciona uma praticidade indiscutível.
Mas não esquecendo o quanto a humanização é importante na jornada de compra, tornando a experiência mais agradável e personalizada. O que as empresas devem ter em mente é que vendem para seres humanos e não robôs, portanto o “sentir” sempre será importante.
Leia mais: Desvendando o futuro da tecnologia: como pessoas e inovação moldam o amanhã
Ao adotar implementar o Varejo 5.0 tanto as empresas podem observar muitos benefícios, quanto os consumidores. Alinhando a efetividade de integração entre a tecnologia e o lado humano das vendas pode haver alavancagem do negócio.
Ao mesmo tempo, o cliente consegue fazer escolhas mais assertivas e até ter um consumo mais consciente e responsável. Confira os principais benefícios:
De tudo apresentado até aqui, pode-se observar que implementar o Varejo 5.0 é muito benéfico. Mas, muitas vezes, as organizações se veem confusas ao executar os processos com assertividade e podem ter alguns desafios no caminho.
Um desses percalços e que infelizmente é bastante comum é a resistência à mudança. Desde gestores até colaboradores podem ser resistentes a adotar tecnologias e/ou comportamentos que podem contribuir para uma melhor experiência.
Com isso, a organização não se adapta às tecnologias, não implementa melhorias e nem mesmo se permite capacitar. Ao perceber um déficit nisso, é preciso que os líderes consigam ter uma capacidade analítica de enfrentar as dificuldades e almejem mudar a realidade.
Contar com profissionais e uma consultoria especializada pode ser uma das melhores decisões para que o Varejo 5.0 seja colocado em prática, a resistência seja vencida e esse processo possa ser aplicado de maneira correta, trazendo benefícios ao negócio.
Na hora de implementar inovações e um Varejo 5.0 alinhado com a sua realidade e a do cliente, sua empresa também pode contar com o Brain Solutions. Um exemplo de consultoria de sucesso foi com a Raymundo da Fonte, uma empresa de produtos de limpeza, higiene, condimentos e inseticidas.
Quando procurou o Brain, a organização passava por problemas em seu canal de varejo, como baixa recorrência de compra, alto índice de compra única e tempo elevado de equipe com suporte ao cliente.
O Brain depois de uma análise minuciosa, propôs a criação de uma plataforma web e mobile de compra digital voltada ao pequeno varejo e de um serviço de suporte e relacionamento de clientes diretos e indiretos da Raymundo da Fonte.
Na prática, foi desenvolvido um aplicativo on-line e responsivo para facilitar a realização dos pedidos de forma rápida, autônoma e independente da força de vendas atual. Focando aqui na melhor experiência do cliente e efetividade no processo de compra.
Entre os resultados, em apenas três meses, a área B2B da Raymundo da Fonte registrou um crescimento de 61% no faturamento. O indicador de positivações, que mede o desempenho do time de vendas pelas interações com clientes e o número de vendas, também aumentou 52% no período.
Não há como negar que o Varejo 5.0 é a nova tendência no mundo do consumo, por isso, é preciso que as empresas não fiquem de fora. Tudo começa com a análise do processo de venda.
Assim, é importante que o foco seja baseado na seguinte reflexão: as tecnologias precisam ser implementadas, mas se não há um gerenciamento eficiente dos recursos e uma proximidade entre empresa e consumidor, a jornada de compra e fidelização do cliente pode ser comprometida.
Conheça como o Brain Solutions pode te ajudar nesse processo. Buscamos sempre levar soluções inovadoras para os negócios, baseadas em consultoria especializada e treinamento. Não deixe de conhecer nossos serviços e propósitos.