#brainblog

           VMO: como funciona a gestão de valor em projetos de inovação?

Data: 03 fevereiro 2022 | Categoria: Inovação
Foto dos brainers Gabriela e Vitor, Analistas de VMO.
           

VMO, ou Value Management Office, é uma estrutura dentro de uma empresa com foco no gerenciamento de valor, orientada para o cliente e alinhada aos objetivos da organização. Assim, é possível melhorar resultados, reduzir custos, priorizar iniciativas e criar uma mentalidade orientada à geração de valor.

_______________________________________________

Uma pergunta que recebemos muito aqui no Brain é: como funciona a gestão de projetos inovadores em um Centro de Inovação em Negócios Digitais?

Parece ser complexo, porque estamos falando de uma instituição dinâmica, que tem em sua essência a cultura de inovação para a competitividade, e que atua em contextos de riscos e incertezas. Mas, na prática, com processos de Gestão da Inovação eficientes e metodologias adequadas, é possível reduzir o nível de complexidade significativamente. 

Nós trabalhamos com diversas metodologias, para desenvolver projetos inovadores ou gerir projetos de forma estruturada e eficiente. Dessa forma, são muitas as ferramentas que nos auxiliam no dia a dia. Por isso, vamos compartilhar um pouco mais sobre como fazemos para gerenciar projetos e trazer mais valor para os nossos clientes. 

O que é VMO e qual o seu objetivo?

Em termos de estrutura organizacional, para suportar o processo macro de desenvolvimento de projetos de inovação, contamos com a Governança de Projetos. Essa área é responsável por acompanhar projetos e indicadores, além de promover fóruns de discussão e alinhamentos com as tribos e squads. Tudo isto, em uma estrutura denominada de Value Management Office, o VMO. 

Assim, o objetivo do VMO é garantir o alinhamento estratégico por meio de métricas de acompanhamento dos projetos em todas as suas fases: ideação, preparação, desenvolvimento e escala. O VMO, enquanto governança, também presta suporte para os squads em quaisquer pendências ou impedimentos que possam ocorrer no projeto.

Ainda, com fóruns diversos e interdisciplinares, com a presença de lideranças e membros dos squads, é possível discutir as demandas. Dessa forma, é possível realizar deliberações e direcionamentos para resolver pendências de maneira rápida e eficiente.

Como o VMO funciona no Brain?

Dividimos os fóruns, chamados de VMO, em duas temáticas: acompanhamento de projetos e indicadores. Entenda como cada um deles funciona:

  • VMO de Projetos: apresentamos a One Page do projeto por meio de um template dinâmico e de fácil entendimento, que contém, por exemplo, o status do projeto, as pendências, os impedimentos, os desafios tecnológicos e as lições aprendidas;
  • VMO de Indicadores: aqui, também utilizamos a One Page, com dashboards para oferecer uma visão melhor dos indicadores quantitativos. Entre eles, está o número de ideias qualificadas, Business Cases e Business Plans gerados, além de produtos lançados e internalizados. Também observamos outros indicadores que precisam ser acompanhados periodicamente, mantendo sempre o foco na estratégia adotada pela instituição.

Benefícios no uso do Value Management Office

Os fóruns do VMO são vistos como fundamentais para garantir o bom andamento dos projetos. Por serem colaborativas, as reuniões são abertas a todos os brainers. Mas, normalmente, Product Owners e Tribe Leaders apresentam os status dos projetos.

A troca de informações, experiências e lições aprendidas são os pontos principais neste processo. Portanto, o VMO enriquece muito as discussões, trazendo agilidade na tomada de decisões e agregando ainda mais valor para o sucesso dos projetos.  

Os feedbacks são constantes e realizados com transparência e confiança, seja ao compartilhar melhorias nos templates e indicadores, seja sinalizando pontos de atenção. Assim, essa troca é importante para aperfeiçoar a metodologia e a escuta qualificada, objetivando oferecer aos squads uma base de apoio ágil e orientada a processos.

Com essa estrutura que apresentamos, o VMO é capaz de promover discussões estratégicas sobre o desenvolvimento dos projetos, tais como sua viabilidade e continuidade. Portanto, tem um papel essencial no processo de tomada de decisão, com foco em potencializar negócios inovadores e trazer mais competitividade para os clientes do Brain.

Se a sua empresa também tem interesse em aproveitar os benefícios da implementação de metodologias ágeis, saiba como o Brain pode ajudar!

Escrito por Gabriela Barreto e Victor Barbosa, Analistas de VMO no Brain.

Ilustração de um celular com uma foto de um homem sorrindo e o texto "Brain Consulting: Evolução digital e inovação para o seu negócio! Saiba mais".

Compartilhe
   
REDAÇÃO BRAIN

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x