#Histórias de Sucesso

Brain Solutions conduziu programa de intra na Aviva

imagem que traz o programa de intraempreendedorismo da Aviva

Em outubro, o Brain Solutions orquestrou uma dinâmica de intraempreendedorismo na Aviva, empresa de entretenimento e turismo dos grupos Algar e Gebepar, pioneira em clubes de férias na América do Sul e que opera resorts, hotéis e parque aquático renomados, como o Rio Quente Resorts, Costa do Sauípe e Hot Park.

Conduzimos por lá uma ideação criativa, de um único dia, na mesma semana em que seu programa interno “Desenrola” celebrou 15 anos, com mais de 20 mil ideias registradas e 1.500 associados participantes.

Durante a atividade conduzida pelo nosso time, as equipes, divididas em 6 grupos multifuncionais, elaboraram novas soluções conectando o legado de inovação do programa com os desafios atuais.

A experiência foi finalizada com a apresentação de pitches para um comitê avaliador que forneceu feedback imediato, filtrando as ideias viáveis para implementação.

Qual a metodologia usada?

A dinâmica imersiva de ideação combinou metodologias e ferramentas estruturadas para maximizar a efetividade das soluções. Apesar do formato pocket, os resultados alcançados foram surpreendentes.

Entre elas, está o brainstorming divergente, que foi utilizado para gerar um grande volume de ideias sem julgamentos, seguido pela seleção convergente, que afunilou as propostas mais promissoras com base em impacto, viabilidade e alinhamento estratégico.

Já a Matriz CSD foi uma bússola para mapear certezas, suposições e dúvidas, direcionando o time a explorar oportunidades criativas. Para garantir conexão entre as soluções e as necessidades e dores dos clientes, aplicamos o Value Proposition Canvas.

Por fim, a abordagem Lean Startup e o conceito de MVP (Minimum Viable Product) orientaram o desenvolvimento de soluções rápidas, escaláveis e relevantes para o negócio.

Os desafios abordados

Os participantes enfrentaram questões relacionadas a:

⦁ Melhoria na experiência do cliente;

⦁ Redução de gargalos operacionais;

⦁ Otimização de recursos subutilizados;

⦁ Criação de novos produtos e serviços para fidelização de clientes.

A partir disso, conseguiram encontrar soluções eficazes para driblar essas questões chave bem como aprimorar a experiência dos seus clientes.

E como resultado, melhoramos o potencial das equipes

Com essa ação do Brain Solutions com a Aviva, percebemos que a metodologia utilizada, embasada em Design Thinking e ferramentas complementares como Matriz CSD e Canvas de Proposta de Valor, provou ser eficaz para explorar o potencial criativo das equipes.

Vale destacar também o papel do intraempreendedorismo enquanto catalisador da transformação de desafios em oportunidades de crescimento, contribuindo para o posicionamento da Aviva como referência em inovação e excelência na experiência do cliente

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