#brainblog

Big data e analytics são essenciais para o sucesso de empresas?

Data: 02 junho 2020 | Categoria: Inovação

Em tempos de inovação, conceitos como big data e analytics são cada vez mais populares no mercado, pois são ideias fundamentais para empresas que desejam tomar melhores decisões. Afinal, isso tem impacto direto nas práticas e, consequentemente, nos resultados.

Nesse contexto de transformação digital e indústria 4.0, os desafios relacionados à informação aumentam de maneira exponencial. Por isso, surgiram uma série de metodologias que permitem lidar com grandes volumes de dados de maneira analítica e estratégica.

Esse é o papel do big data analytics. Explicaremos mais neste texto sobre a importância do conceito para empresas, como ele faz parte do futuro e os benefícios de um bom trabalho nesse campo do conhecimento. Continue a leitura!

O que é big data e analytics?

Já imaginou quantas informações geramos em tudo que fazemos? Desde quando acessamos nossas redes sociais, passando por compras online, até mesmo quando utilizamos um aplicativo integrado à nossa localização. Tudo isso gera uma série de dados que podem trazer insights em relação a padrões e comportamentos. Assim, podem permitir projeções e tomadas de decisão mais assertivas.

É nessa hora que entra em ação o trabalho de big data analytics: análise de grandes volumes de dados. No entanto, ele demanda o uso de ferramentas e ações apropriadas para colher, cruzar dados e apresentar informações que são ótimas fontes para embasar estratégias empresariais. Tudo isso acontece a partir de 5 pilares:

  • Volume de dados;
  • Velocidade de gestão de informações;
  • Variedade de fontes de dados;
  • Veracidade das informações coletas;
  • Valor dos dados para e empresa.

Isso já é uma realidade, porém muitos negócios ainda não perceberam a importância desse trabalho, ou não sabem direito como fazê-lo. Você pode ver um pouco mais sobre o que é Big Data e Analytics no vídeo abaixo e, na sequência, falamos sobre quem faz esse trabalho e a diferença dele nos negócios:

Quem é responsável pela análise de dados?

O Analista de Big Data já faz parte do futuro do trabalho. Quem trabalha na área é responsável por colher, armazenar, traduzir e transformar grandes volumes de dados em informação e conhecimento, que serão utilizados pela empresa da melhor forma possível.

Dessa forma, a profissão demanda qualificações que vão além da análise convencional, que utilizava planilhas, banco de dados e softwares simples. Como falamos aqui de um enorme volume de dados, que podem ser obtidos nas mais diversas fontes, é fundamental combinar técnicas, métodos e ferramentas que auxiliem os analistas a obter informações consistentes, confiáveis e úteis para o negócio.

Portanto, nesta atividade, temos pelo menos 5 desafios:

  • A análise e curadoria de dados devem estar no dia a dia empresarial;
  • A infraestrutura de TI deve ter uma boa performance;
  • Além de insights, é preciso ações e adaptações em tempo hábil;
  • A colaboração deve ser constante, seja na equipe, seja com fornecedores;
  • A mão de obra deve sempre buscar qualificação e atualização no ramo.

Big Data e Analytics são uma tendência de TI, mas os profissionais do ramo podem atuar nos mais diferentes setores, como produção, finanças, marketing e vendas. Afinal, todas as áreas de um negócio lidam com informações que podem promover boas análises que, por sua vez, contribuem em ações que farão a diferença na sua empresa.   

Como o big data e analytics faz diferença na empresa?

Um dos principais benefícios do big data analytics é trazer insumos que ajudam no sucesso de ações estratégicas. Assim, a primeira vantagem é que uma boa análise de dados aumenta o conhecimento sobre seus clientes, pois a empresa consegue visualizar o comportamento de consumidores (horários de compra, ticket médio, variações sazonais etc.). Com isso, você consegue melhorar a experiência do cliente e oferecer promoções, melhorar páginas ou direcionar ofertas, por exemplo.

Ao mesmo tempo, big data e analytics permitem prever tendências e necessidades. É possível analisar dados relacionados a interesses, comportamentos de compra e muitos outros que possibilitam antecipar-se a situações e fazer projeções com mais qualidade.

Por fim, se você quer mais agilidade e eficiência nas operações, big data e analytics são ótimas ferramentas. Os relatórios fruto da análise de dados fazem a diferença na definição de estratégias. Isto, porque os dados mostram gargalos e oportunidades de ação em tempo real e, também, após um período de tempo estabelecido. 

Assim, o negócio consegue encontrar pontos de melhoria de suas operações com mais facilidade, aperfeiçoar suas atividades e atingir bons resultados. Dessa forma, a análise de dados pode ajudar empresas a crescer

Outro ponto que pode ajudar organizações a inovar e crescer consiste em acompanhar novidades do mercado, incorporando novas tecnologias. Por isso, conheça 5 tendências tecnológicas para ficar de olho em 2022.

Compartilhe
REDAÇÃO BRAIN

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x